top of page
Buscar
  • Foto do escritorCampanha Janeiro Marrom

VALE muito lembrar o que veio a público no inquérito da PF sobre o CRIME de Brumadinho

Investigação em curso aponta que procedimento em desacordo com recomendações internacionais teria sido decisivo para ruptura da barragem

POR AGÊNCIA PÚBLICA 27.09.2021 16H41


Segundo aponta um laudo sigiloso de engenharia produzido por peritos técnicos da Polícia Federal (PF) obtido pela Agência Pública, um procedimento definido pela mineradora Vale e pela consultoria alemã Tüv Süd em desacordo com regulamentos técnicos internacionais consagrados teria sido decisivo para o desfecho da tragédia de Brumadinho (MG) ocorrida em janeiro de 2019.


Além disso, uma terceira empresa é implicada nos acontecimentos: a multinacional holandesa Fugro. Com 253 páginas e mais três apêndices, o documento integra inquérito ainda em andamento que apura responsabilidades pelo rompimento da barragem I da Mina Córrego do Feijão da Vale.

Para elucidar o episódio que ceifou 270 vidas e causou impactos ambientais e socioeconômicos em diversas cidades mineiras, foram realizadas diferentes investigações. Um inquérito já foi concluído pela Polícia Civil e apurações foram realizadas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pelo Ministério Público Federal (MPF).


Leia na integra:

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page