top of page
Buscar
  • Foto do escritorCampanha Janeiro Marrom

Projeto "MG-129 Terrorismo de Barragens"

Atualizado: 7 de jan.

Debate com Júlia Pontés, Daniel Neri e Ana Cortat no Festival de Paranapiacaba


Amigos, compartilhamos com vocês o projeto "MG-129 | Terrorismo de Barragens", realizado por meio da bolsa do Fundo de Emergência da COVID-19, da National Geographic Society.


Nesta segunda, 30, às 19h convidamos a todas e todos a acompanharem, pelo youtube do Festival de Paranapiacaba, uma conversa com os pesquisadores do projeto (https://www.youtube.com/live/58OCzcAs9ZY?feature=share)


O projeto


Em meio a mais um triste Janeiro Marrom, na semana em que se completam quatro anos do crime de Brumadinho, rememoramos também as evacuações forçadas em diversos territórios como Barão de Cocais, Nova Lima, Antônio Pereira/ Vila Samarco (Ouro Preto).


Em 2015 e 2019, duas barragens de rejeitos ruíram, na mesma Minas Gerais, gerando, respectivamente, o maior desastre ambiental e o maior acidente de trabalho amapliado da história do país. Da noite para o dia, pessoas se deram conta da existência de mais de 800 barragens de mineração em todo o país, grande parte em Minas Gerais.


Após o massacre de Brumadinho que vitimou 272 pessoas, a Vale e outras mineradoras começaram a manipular níveis de risco de algumas barragens como forma de forçar a retirada de pessoas de territórios onde ela tem interesses minerários.


Lançamos o primeiro episódio sobre Itabira, o berço da Vale e da grande mineração corporativa aqui no país onde, em breve, novas remoções serão efetuadas graças ao suposto risco de rompimento da Barragem do Pontal, disponível aqui: https://youtu.be/TwEeIb6m_Ew


Semanalmente - até 15 fev - lançaremos um novo vídeo com denúncias. Acompanhe o projeto em www.terrorismosdebarragens.com e em @mg129_


Equipe:

Direção: Júlia Pontés

Revisão de conteúdo e estratégia: Ana Cortat

Operação de vídeo e áudio: Júlia Pontes e Pedro Pedro de Filippis

Pesquisadores: Daniel Neri e Júlia Pontés

Assistente de produção: Raquel Alves Leite Costa

Edição: Davit Giménez

Nossos agradecimentos aos que fizeram esse projeto ser possível:

National Geographic Society, Visura, MAM e Flama-MG

136 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page