Campanha Janeiro Marrom
Manifestantes pedem justiça às vítimas de Brumadinho em frente ao Parlamento Europeu, em Bruxelas
Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
25/01/2023 às 19:39.
Um grupo formado por cerca de 50 pessoas realizou um protesto nesta quarta-feira (25) em frente ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica, pedindo justiça às 272 pessoas que morreram em Brumadinho, na Grande BH, após o rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale há quatro anos. O movimento foi organizado pela coligação "Justiça é Problema de Todos", formada por ONGs e sindicatos europeus.
Com a participação de alguns parlamentares europeus, a manifestação incluiu um ato que tentava representar a cena de horror da Tragédia de Brumadinho e uma gravação evocava os 272 nomes das vítimas. Também foram exibidos retratos de todos os mortos.
De acordo com texto divulgado pelos manifestantes, “a intenção era reverberar o clamor dos familiares das vítimas, representados pela Associação de Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem da Vale (Avabrum), e que ainda aguardam por justiça".
A coligação lembrou que um ato semelhante foi realizado pela Organização dos Bispos Católicos Alemães para a Cooperação para o Desenvolvimento (Misereor) e pelo Centro Europeu de Direitos Constitucionais e Humanos (ECCHR ) em frente à sede da empresa de consultoria Tüv Süd, em Munique, na Alemanha, em outubro de 2019.
Na época, a manifestação contou com a presença de dois familiares das vítimas, Marcela Rodrigues (que perdeu o pai Denilson Rodrigues) e Angélica Amanda Andrade (que perdeu a irmã Natália Andrade).
Nessa terça-feira (24), a mineradora Vale, a empresa Tüv Süd e outras 16 pessoas se tornaram rés pela Tragédia de Brumadinho.
“Na Alemanha, há duas ações contra a Tüv Süd movidas por escritórios brasileiros, que representam famílias de vítimas e afetados pelo rompimento da barragem. Ambos os processos estão em fase de avaliação da corte alemã, após pronunciamentos da acusação e da defesa”, informou o texto da "Justiça é Problema de Todos".
Em nota, a Vale reafirmou o seu "profundo respeito pelas famílias impactadas direta e indiretamente pelo rompimento da Barragem 1, em Brumadinho, e segue comprometida com a reparação e compensação dos danos causados".
A mineradora informou que já gastou mais de R$ 37,2 bilhões nas ações de reparação, "incluindo pagamentos de indenizações a mais de 13,5 mil pessoas e o cumprimento do Acordo Judicial de Reparação Integral".
A Tüv Süd disse que continua "profundamente abalada/consternada pelo trágico colapso da barragem em Brumadinho". "Nossos pensamentos estão com as vítimas e suas famílias. Contudo, estamos convencidos/seguros de que a Tüv Süd não tem responsabilidade legal pelo rompimento da barragem. A responsabilidade da operadora da barragem de Brumadinho já foi estabelecida".
Comments